O professor Francisco Paulo da Silva ingressou na UERN em 1988, iniciando sua carreira docente no curso de Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros. É mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa Pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.
Fez seu pós-doutoramento na Universidade de Coimbra – UC em 2016. Sempre atuante na inovação da pesquisa, é líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UERN – GEDUERN e participou ativamente na proposição do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL/Pau dos Ferros, onde hoje atua como Professor Colaborador.
É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/FALA. No campo da pesquisa, tem experiência na área da Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Seu interesse de investigação, na Graduação e Pós-graduação, envolve estudos sobre a relação discurso, memória e produção de sentidos, funcionamento do discurso político e midiático, bem como estudo dos processos discursivos de produção de subjetividades contemporâneas. Como experiência administrativa, foi diretor da Faculdade de Letras e Artes - FALA, gestão 2011-2015, Vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/FALA, gestão 2018-2020. Atualmente atua como Coordenador deste Programa.
No campo da luta estudantil o professor atuou como Presidente do Diretório Acadêmico de Letras, participando das principais lutas em defesa dos da estadualização da UERN, dos estudantes e da democracia no país. Como docente e militante, esteve presente nas decisivas lutas e greves por melhores condições de trabalho e salariais para a categoria, em defesa da autonomia da Universidade e de sua democracia, mantendo-se firme contra discursos e práticas que tentam ameaçar o caráter público e gratuito da UERN. Foi representante da ADUERN (1991-1993). Assumiu a Diretoria de Cultura da ADUERN no período 1997-1999 e no período de 2018-2020, atuou como representante da ADUERN junto ao CONSUNI, participando ativamente das discussões em torno do novo Estatuto da UERN.
A professora Kelânia Freire Martins Mesquita é professora Adjunta IV do Curso de Química/Campus Central da UERN desde 1998. É Especialista em educação à distância e mestre em Educação Tecnológica.
Possui ampla experiência nas três dimensões universitárias: foi Pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Diretora de Assuntos Estudantis, tendo sido responsável pela elaboração do projeto de criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis-PRAE e da criação do PIT na Plataforma Integra.
A professora Kelânia é conselheira do CONSUNI, tendo sido responsável pelo voto-vista que contestou a expansão da lista tríplice na Universidade, além de ter participado das comissões que elaboraram as resoluções sobre a hora-relógio, a curricularização da extensão, o Regulamento de Curso de Graduação, do Estágio Obrigatório e do Estágio não obrigatório. É membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente-CPPD, da Comissão Própria de Avaliação-CPA, da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Docente - CEPD, dos Fóruns de Estágio - FIEL/FIEB e é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante-NDE/Química. É ainda vice-presidente da ADUERN e presidiu a comissão de criação do campus de Apodi, no CONSUNI.
Com essa composição, o grupo pretende contribuir para o debate em torno de um plano político-pedagógico e social, que faça a UERN avançar no cumprimento de sua função social, pensando sempre sua inovação e papel no desenvolvimento do Estado e para a transformação positiva de vidas.
Assim, os pré-candidatos convidam a comunidade universitária para participar das discussões de sua pré-campanha através de encontros virtuais e mídias sociais que estão disponíveis neste site, visando construir coletivamente uma UERN promissora, com diálogo, compromisso e coragem.